Blog Entrevista-Patrícia Deud


    






Crédito Patrícia Deud/Arquivo Pessoal

Foto tirada na Praia do Forte/São Francisco do Sul /SC

Por: Adriana Santos
Hoje o seu Blog Vida na Esportiva tem o imenso prazer  de entrevistar uma vencedora, a Jornalista Patrícia Deud ,Paranaense, especiallizada em Jornalismo Esportivo cobrindo Natação e Voleibol.
Patrícia sabe muito bem o valor e o significado da palavra SUPERAÇÃO, quando deixou uma Condropatia aguda para trás.
Para quem quiser conferir os relatos no Blog "Minha Vitória 2014" que ontem alcançou a importante marca de 40 mil acessos deixo o link.
Entrevista:

Patrícia gostaria de começar a entrevista perguntando sobre a origem do seu trabalho no Blog na postagem do dia 16 de janeiro você postou  comemorando e ilustrou com uma reprodução de mensagem de uma rede social dizendo que explicava o processo de criação da sua vitória. Poderia dar detalhes por favor?

Difícil, penso que só sabemos o que é verdadeiramente uma situação quando passamos por ela.
Costumo dizer que Deus me deu um grande presente na minha vida que foi o Evandro(autor da mensagem no meu blog) que além de ser médico é um ser humano completamente iluminado, veio ao mundo para fazer o melhor aos seus semelhantes e dedica sua vida à salvar outras vidas.

Ele me conhece demais e sabe do meu poder de superação de lutar por minhas dificuldades e vencer cada uma delas, quando ele falou sobre minha forma linda de fortalecer quem está ao meu lado, eu pensei e me questionei ao mesmo tempo: por que não ajudar a todos que assim como eu precisei e foi ele que esteve ao meu lado nos meus piores momentos,as pessoas precisam de uma força maior para buscar uma recuperação e voltar a fazer tudo o que amam, mesmo que seja em pouca quantidade, mas isso é possível.

Eu buscarei fazer às pessoas o que ele fez por mim, daí veio a inspiração na criação do meu blog.

Motivar as pessoas a vencerem suas dificuldades como eu venci as minhas, eu sempre falo no blog: Determinação, dedicação, disciplina, espírito de luta, foco são “armas” poderosas para vencermos qualquer batalha, mas acima de tudo isso está Deus, sem Ele não somos nada, portanto muita esperança e muita fé.

A esperança é amiga da fé, a esperança sonha ,a fé concretiza”.

Se eu venci todos podem vencer também aqui está a origem do meu blog existir. 


Mensagem que deu origem ao Blog



Queria te deixar livre para falar o que quiser sobre o seu relato nas postagens e o sonho do "Minha vitória 2014 " tornar-se um livro ,estamos ansiosos para que isso aconteça.

A história da minha lesão toda está contada no blog, para eu escrever o livro só preciso de algumas adaptações, acredito que isso não levaria muito tempo para que eu pudesse transformá-lo em livro.

Para fazer o livro preciso de um editor que acredite no sucesso dele, sei que isso é muito difícil, para Deus nada é impossível, a hora que tiver que ser será, somente Ele sabe o tempo de todas as coisas acontecerem em nossas vidas.

A dedicatória será ao Evandro sem dúvida alguma, o “anjo” que Deus colocou na minha vida para transformá-la em uma pessoa muito melhor.

E o prefácio será do meu fisioterapeuta Luís Carlos que lutou ao meu lado por mais de três anos para que eu pudesse chegar até aqui e vencer tudo isso e continua ao meu lado sempre para eu chegar ainda mais longe.

Um dia irá acontecer ,vamos ver quando.


Você é muito cuidadosa com a  pauta do seu blog ,qual o principal critério de escolha da pauta?

Em primeiro lugar sempre os treinos que realizo na academia para mostrar o quanto estou bem, cada vitória minha.

Mesmo recuperada continuo em busco de vitórias, penso que quem não sonha não vive e quem não vive, não realiza.

Quando estamos em busca de uma recuperação, qualquer avanço por menor que seja, já é uma grande conquista, à medida que vamos evoluindo, utilizamos nossas conquistas para lutarmos por outras, costumo dizer que neste aspecto sou uma eterna insatisfeita, sempre quero vencer cada dia mais e a minha meta é chegar a correr oito quilômetros, acredito que isto deverá acontecer até a Páscoa.

No mais costumo colocar os livros que leio pois acredito sempre que a leitura abre muitos caminhos em nossas vidas ,que com ela poderemos “viajar” sem saírmos do lugar e nos ensina a praticar o que chamamos de exercício de empatia, colocarmos no lugar dos personagens para aprendermos que atitude devemos tomar diante das situações em que a vida nos coloca.

Dentre tantas dicas de leitura que divide com seus leitores (que já são quase 40 mil) qual o seu livro predileto? Aquele que já releu tantas vezes ?

Na verdade nunca releio livros, gosto sempre de ler livros novos, não tenho livros prediletos, acredito que reler algo é perda de tempo que posso utilizar lendo novas obras literárias.

Tenho minhas escritoras prediletas: Emily Giffim, KristinOhana, LucindaRiley, LesleyPease, Marian Key entre outras ,mas sempre busco conhecer novas escritoras, dar oportunidade de conhecer novas formas de escrever, gostei de muitas ,não gostei de outras, a leitura é muito subjetiva, o que posso gostar outras pessoas não e vice versa.

Atualmente estou lendo um livro de um autor desconhecido pra mim e um suspense que quase não leio, mas como digo, nada acontece por acaso se o livro veio parar em minhas mãos algum motivo tem, depois que leio faço uma avaliação pessoal do que aprendi com ele.

E para finalizar a resposta dou a dica de trocar livros em sebos ,para quem gosta muito de ler,os livros são tão perfeitos como os novos e custam a metade do preço, sempre espero os livros chegarem nos sebos e faço uma grande economia, para quem lê muito como eu, em média um livro a cada dez dias, vale à pena pensar sobre isso.

Queria que explicasse sua emoção quando ficou sabendo que foi convidada para assistir a defesa do trabalho de conclusão do curso  e se mantém contato com quem te homenageou ?

Na verdade o que aconteceu foi que uma estudante de fisioterapia pediu-me licença para que pudesse utilizar  meu blog para fazer o TCC dela, eu permiti claro, primeiro por ela ter gostado muito do meu blog, por de alguma forma sentir que seria muito útil à formação do trabalho dela e em segundo lugar pela honestidade dela ainda por me pedir autorização, poderia fazer tudo sem pedir, mesmo porque mesmo com as leis de direitos autorais, muitos não a respeitam ,acredito ser louvável a atitude honesta dela, mas com certeza foi uma grande experiência pra mim, nunca tinha passado por isso antes.

Lógico que eu fiquei muito feliz de saber que algo que eu construí com tanto carinho para ajudar tantas pessoas pudesse também ajudar pessoas a estudarem esta lesão tão complicada.

Tenho pouco contato com ela, mas com certeza a tenho com grande estima e respeito.

Sua vida  e seu trabalho são movidos a música, fale um pouco do seu trabalho como autora e a emoção quando alguém canta uma letra .

Minha vida é “embalada” pela música desde criança, só jamais imaginei que um dia iria compor as minhas: Uma canção que fiz em 2015 juntamente com o amigo Francisco PurcotesJr, Por um amor eu fiz com a amiga Anne Fonseca que já foram lançadas.



Uma canção - Patricia Deud (Francisco Purcotes Júnior)



 
 E como hoje é domingo, é dia de otimismo


Um dia andando pelo asfalto…
 De repente encontrei uma estrada de pedras muito pequenas

Abaixei-me e vi uma diferente entre elas e quando peguei a nas mãos
A pedrinha transformou meu atalho de pedras em um lindo caminho de algodão
O algodão simboliza a suavidade O branco do algodão simboliza a paz…”
 (Patrícia Deud)

Esta semana Uma Canção será regravada pela Anne Fonseca em outro ritmo e com um vídeo novo, ano passado quando eu fiz três anos de colunismo esportivo na minha coluna Portal Araucária, comemorei com amigas ao som da minha música Uma Canção que foi tocada pela primeira vez ao vivo em um restaurante dentro do shopping da cidade e confesso que foi algo indescritível ,uma emoção de levantar e cantar a letra com todos me olhando cantar sem entender o motivo de só eu saber a letra toda.

Ainda não tive a oportunidade de ouvir as pessoas cantando minhas músicas, quem sabe um dia elas serão sucesso, é um sonho, mas sonhar não custa nada. 


Uma canção - Patricia Deud (Francisco Purcotes Júnior)

Quantos dias por semana você vai para a academia ,faz acupuntiura, caminha ou faz esteira para o seu bem estar,a Educadora Física na prática você fez.

Eu sempre vou à academia três vezes na semana, corro, ando, pedalo, faço musculação, exercícios de equilíbro,cama elástica e muito alongamento que é fundamental para a manutenção da saúde do meu joelho.

Acupuntura eu faço em média a cada quinze dias para reequilibrar minhas energias e reduzir meu estresse com a minha preocupação na realização do meu trabalho, sou muito auto exigente, busco sempre a perfeição naquilo que faço ,não só para mim, mas para todos aqueles que buscam saber mais sobre meu trabalho.

Como educadora física me vejo na responsabilidade de cuidar da minha saúde e incentivar aos sedentários a praticarem atividade física não apenas na busca da forma física mas sim na saúde e na qualidade de vida

 

Durma com o “pijama” da esperança
Peça a Deus Paz em seu coração
Desperte com a alegria….
Sorria “de orelha a orelha”
Escolha uma trilha sonora que te faça feliz e cante,
cante com muito entusiasmo.
Otimismo sempre

 (Patrícia Deud)

Seu trabalho jornalístico abre um espaço muito importante para aqueles atletas que estão começando ,posta fotos com eles depois das entrevistas podemos dizer que é uma relação familiar com estas crianças e adolescentes que estão aprendendo a lidar com os dois lados da competição: perder e ganhar,aconselha muito? Eles devem te escutar .

Acredito que utilizo meu diploma de Educação Física para apoiar e incentivar o esporte amador,atletas que estão começando a trilhar o caminho das competições.

Posto foto sempre com eles para mostrar aos meus leitores quem estou apoiando,acredito que isto seja importante na formação e revelação de novos talentos do esporte.

Faço um trabalho diferenciado em apoiar o esporte amador,a grande maioria da imprensa prefere fazer matérias de atleta de elite ,penso neste sentido que o esporte é uma imensa pirâmide,não existe elite sem base e o “Esporte é o ensaio da vida” ,ele ensina a ganhar,perder e enfrentar as adversidades que precisam ser vencidas para obtermos uma grande conquista.

Grandes e jovens talentos precisam de patrocínio para poderem participar de todas as competições possíveis,a crise financeira brasileira é enorme,porém para muitos empresários que investem podem ter a certeza que o retorno é garantido.

Não costumo dar conselhos aos atletas que cubro,acredito que esta seja a missão dos seus técnicos,apenas digo a eles que estou sempre torcendo por suas conquistas e que cada uma delas será postada na minha página de esportes.


A Educação Física anda esquecida e corre sério risco de ficar sedentária se depender dos governantes ,na sua visão a que ponto pode prejudicar um ser humano em crescimento físico,intelectual, e também em termos de caráter?

Infelizmente os governantes do país estão em um extremo retrocesso no apoio da educação física escolar, o que é um imensurável absurdo.

Tentaram tirar a educação física escolar das escolas no ensino médio,justamente na fase que os estudantes adolescentes mais precisam da prática esportiva,para a saúde física(evitar o sedentarismo) emocional(relaxar as grandes obrigações de estudos para as provas e cumprir datas com trabalhos) e a formação de atleta ,algo que nos Estados Unidos e países evoluídos é do ensino médio que saem os grandes atletas, aí estão os grandes resultados em jogos olímpicos.

O Brasil com a situação em que se encontra ,com os governantes que possui e com a corrupção alastrada de ponta a ponta quantos milhões não poderiam ser gastos no investimento à educação em escolas de qualidade com professores muito bem valorizados e remumerados.

Quanto a formação que o esporte oferece é fundamental sim sempre desde crianças que precisam como já respondi anteriormente a saber ganhar(humildade) saber perder (respeito).

Tudo isso começa na educação de casa e é estendido às escolas,a necessidade da valorização do profissional de educação física está crescendo cada vez mais ,porém com a falta de apoio dos governantes ,todos nós seres humanos trabalhamos quando somos incentivados a isso.

Tivemos a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016 no Brasil ,na sua opinião houve legado ?

O maior legado dos jogos olímpicos e paralímpicos está na palavra superação.

Jogos olímpicos: superação da falta de apoio,incentivo ao esporte e mesmo assim grandes seres humanos entregam verdadeiramente tudo o que possuem para vencerem seus obstáculos .

Na paraolimpíada além de tudo isso,existe a maior lição de vida a todos nós que somos perfeitos fisicamente e ainda reclamamos quando algo não acontece como desejamos.

Pessoas que são portadores de necessidades especiais praticam seus esportes e vencem imensas batalhas para chegarem ao pódio é nisso que eu penso sempre que vejo os jogos olímpicos.

Tive a grande oportunidade de cobrir os jogos olímpicos ,o vôlei principalmente e foi uma emoção imensa ver a seleção brasileira masculina conquistar o ouro em nosso país e poder contar esta história .

Não cobri as paraolímpidas por estar cobrindo outros campeonatos que já tinha assinado contrato mas descobri no vôlei sentado um esporte fantástico que poderá futuramente com a natação trazer medalhas ao Brasil.

Quando não está trabalhando gosta de fazer o que?

Quando não estou trabalhando gosto de desligar a tv ,ficar sossegada lendo um belo livro,bater papo com as amigas e ir ao parque fazer minhas caminhadas no dia que não vou à academia,a caminhada no parque me faz “viajar” e me traz grandes benefícios no corpo e na mente sempre aliada à minha lista preferida de músicas.

Agradeço aos amigos Adriana Santos e Christovam Mendes Neto pelo convite da entrevista e pela oportunidade de mostrar um pouco da minha vida e do meu trabalho.

Abraço!

Mas um pouco do talento  da nossa entrevistada



Quando for “montar seu quebra cabeças” faça o com dedicação e determinação.


Se perceber a falta de algumas “peças” ,não se preocupe, elas estão nas “mãos” de Deus… continue sua montagem…elas estarão disponíveis a você na hora certa, serão entregues uma a uma conforme sua necessidade…


Não tenha pressa e sim a certeza que ao final do seu jogo você terá a imagem que escolheu realizar, seja uma paisagem ou a “fotografia” de quem você ama…

 (Patrícia Deud)


Comentários

  1. Está aí uma matéria que não espera ver tão cedo, a entrevistadora virar a entrevistada! Foi uma agradável surpresa. Sou leitora assídua dos trabalhos da Patricia Deud nos Blogs, Portal, Colunas e a página Carol e Dudu Esportes. Foi também através dela, que conheci o Vida na Esportiva!
    Primeiramente, adorei a entrevista, muito bem estruturada explorando ao máximo a entrevistada. Hoje pudemos ver a Patricia, ser humano, com suas conquistas vitórias e fragilidades. O que a aproxima ainda mais dos seus leitores.
    Quanto aos inúmeros trabalhos dela, o que chama muito a atenção é o esporte amador que envolve toda e qualquer modalidade esportiva. Esse formato de trabalho tem aberto um leque para muitos atletas saírem do anonimato. Ainda faz uso da imprensa para ajudar a divulgar suas conquistas, incentivando crianças, jovens e adultos a praticarem atividade física.
    Trabalhos feito com bom humor, músicas, poesias, muitas dicas de livros e, claro, muito amor e gratidão a todos que de alguma forma a ajudaram um dia!
    Foi um grande prazer poder acompanhar essa entrevista no Vida Na Esportiva.
    Até breve :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por suas carinhosas palavras Sandra Mara Barbian,a Patrícia Deud é uma grande profissional e um exemplo a ser seguido.
      Em nome de Christovam Mendes agradeço seu carinho de leitora.Bjo!

      Excluir
  2. Muito Bacana entrevista completa nos faz conhecer um pouco mais sobre esta pessoa maravilhosa q é a Patricia.. Onde tenho o prazer de acompanhar sua trajetória e crescimento... Parabens aos responsáveis e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada,a Patrícia mostrou que é preciso continuar ,seguir em frente.

      Eu,Adriana Santos e Christovam Mendes ,responsáveis pelo Blog agradecemos o carinho :)

      Excluir
  3. Poderia me dizer quem escreveu este elogio à minha pessoa para que eu possa agradecer,abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Converse com o blog e obrigada pela visita :)